×
Povos Indígenas

Garimpeiros silenciam indígenas para não relatarem estupro e assassinato de menina Yanomami

Amazonia Real Por Leanderson Lima Publicado em: 29/04/2022 às 17:51
Citações

“A gente recebe muitos relatos. Garimpeiros ameaçam os Yanomami, e eles estão sempre fortemente armados. E também os garimpeiros andam bêbados. Eles se matam em tiroteios entre eles. As comunidades que têm garimpo perto, não conseguem mais caçar, pescar, porque os peixes morreram. A caça se afastou. Não se consegue mais alimentação. A coisa fugiu do controle. Os garimpeiros são hoje os donos da terra. Eles fazem o que bem entender”, diz Júnior Hekurari, presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Yek’wana.


Links:


https://portal.stf.jus.br/noticias/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=486084&ori=1


https://amazoniareal.com.br/menina-yanomami-cremada/


https://amazoniareal.com.br/garimpo-ilegal/


https://amazoniareal.com.br/pcc-amplia-atuacao-na-terra-indigena-yanomami/


 
Local de Cobertura
Leanderson
Leanderson Lima

É graduado em Comunicação Social com habilitaçã em Jornalismo pelo Centro Universitário Nilton Lins. Tem MBA executivo em Gestão de pessoas e coaching, pelas Faculdades Idaam. Iniciou no jornalismo profissional em 2003, tendo trabalhado em veículos como Jornal A Crítica, Correio Amazonense, Jornal do Commercio e Zero Hora (RS). Na televisão trabalhou na TV A Crítica, Rede TV! Manaus, e na rádio A Crítica, como comentarista. Está na equipe de jornalistas investigativos da agência Amazônia Real desde o ano de 2021. É o vencedor do Prêmio Petrobras de Jornalismo de 2015, com a reportagem “Chute no Preconceito”.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.