Indígenas Turiwara são alvos de dois ataques no Pará
Citações
“No veículo alvejado, segundo consta, a polícia encontrou grande soma em dinheiro e arma de fogo. Um dos alvejados é criminoso contumaz e possui diversas rixas com gangues locais e com outras comunidades, sendo recentemente preso com munições de arma de fogo”, disse a empresa, que também enviou uma foto por e-mail na qual se vê maços de cédulas de R$ 100,00 e R$ 50,00, além de um revólver calibre 38”, diz a BBF em comunicado no Facebook.
“Há anos a gente vem denunciando os ataques nessa guerra contra a BBF e, hoje, as pessoas que foram baleadas e o que morreu, estavam ameaçadas de morte, com preço sobre cada cabeça, assim como eu também sou ameaçado”, disse em vídeo Paratê Tembé, importante liderança do povo Tembé Tenetehara.
https://amazoniareal.com.br/morte-de-nazildo-permanece-na-impunidade-no-para/
https://amazoniareal.com.br/fazendeiro-acusado-de-mandar-matar-quilombola-vai-julgamento-no-para/
https://amazoniareal.com.br/lider-quilombola-da-comunidade-ture-iii-e-assassinado-no-nordeste-do-para/
https://amazoniareal.com.br/tembe-ocupam-bbf/
https://terrasindigenas.org.br/pt-br/terras-indigenas/4002
https://www.mpf.mp.br/pa/sala-de-imprensa/noticias-pa/denuncia-de-novo-ataque-aos-indigenas-turiwara-pa-neste-final-de-semana-tambem-sera-apurada-pelo-mpf


Cícero Pedrosa Neto é repórter multimídia e colaborador da agência Amazônia Real desde 2018, atuando em temas relacionados ao meio-ambiente, impactos sociambientais da mineração, populações quilombolas, populações indígenas e conflitos agrários. Em 2019 foi um dos jornalistas premiados com o 41º Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humano na categoria multimídia com a série “Sem Direitos: o rosto da exclusão social no Brasil”, um trabalho colaborativo entre mídias digitais independentes: #Colabora, Ponte Jornalismo e Amazônia Real. Foi bolsista do Rainforest Journalism Fund | Pulitzer Center em 2020. É fotógrafo, documentarista, roteirista, podcaster e mestre em sociologia e antropologia pela Universidade Federal do Pará. ([email protected])
DOE PARA A AMAZÔNIA REAL
Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.
0 Comentários