Justiça exige retirada de garimpeiros da terra Yanomami

União terá que pagar multa diária de R$1 milhão se não cumprir a determinação. STF vetou lei facilitando mineração em Roraima (Foto de Chico Batata/Greenpeace) A União, a Fundação Nacional do Índio (Funai), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e […]

Garimpo em Terras Indígena Mais de 70% de todo o garimpo realizado na Amazônia entre janeiro e abril de 2020 ocorreu dentro de áreas “protegidas”. Cerca de 20 mil garimpeiros exploram, ilegalmente, a TI Yanomami, em Roraima. Sobrevoo esta área em 10 maio de 2020 próximo as aldeias Waikás e Kayanaú registrando que, mesmo durante a epidemia de Covid-19, o garimpo continua a todo vapor. Garimpeiros são potenciais transmissores do coronavírus para os indígenas. Esta atividade também consumiu 879 hectares de floresta dentro das Unidades de Conservação nos primeiros quatro meses deste ano, o que representa um aumento de 80,62%, comparado ao mesmo período em 2019. (Foto Chico Batata/Greenpeace)
Amazonia Real Por Tainá Aragão Publicado em: 17/03/2021 às 22:04
Citações
Links dessa reportagem:

MPF > http://mpf.mp.br/rr/sala-de-imprensa/noticias-rr/apos-pedido-do-mpf-jf-determina-multa-diaria-de-r-1-milhao-caso-nao-haja-retirada-de-garimpeiros-da-tiy


Dados de terras indígenas e pontos de garimpo: https://www.amazoniasocioambiental.org/pt-br/mapas/


Universidade Federal do Amazonas> https://ufam.academia.edu/ErikiAleixo

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4314111J6


Projeto de mineração : https://diarios.al.rr.leg.br/wp-content/uploads/2021/01/DIARIO-ALE-RR-ED.-3376-18.01.2021.pdf


http://portal.rr.gov.br/index.php/component/k2/item/2951-aprovado-na-assembleia-projeto-do-governo-que-legaliza-mineracao-em-roraima


 

Decisão do STF: http://www.stf.jus.br/arquivo/cms/noticiaNoticiaStf/anexo/ADI6672MC.pdf


 
Local de Cobertura
Tainá
Tainá Aragão

É manauara (AM), jornalista pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) e mestranda em Antropologia na Universidade de Brasília (UnB). Estudou cinema documental na Universidad de La Habana (Cuba). Atualmente vive em Brasília (DF) e é especialista na cobertura de temas socioambientais junto a povos e comunidades tradicionais, direitos territoriais e grandes projetos de infraestrutura, especialmente na Amazônia brasileira.

DOE PARA A AMAZÔNIA REAL

Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.

1 Comentário

  1. Victor disse:

    Ainda que a multa não tenha o poder de restituir os prejuízos causados por essa atividade (sob o ponto de vista social e ambiental), ela representa é um primeiro passo no combate ao garimpo.

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.