Morre jovem Yanomami por Covid-19, em Roraima, diz Sesai

O estudante passou 21 dias, entre hospitais e posto de saúde, com os sintomas do novo coronavírus e sem fazer o teste Em respeito ao luto da família Yanomami, a agência Amazônia Real retirou a foto e o nome do […]

03/04/2015- Roraima- RR, Brasil- Em uma cerimônia que durou pouco mais de três horas, 2.693 frascos de sangue foram pacientemente derramados em um buraco cavado em um dos pilares da Yanoa (maloca na língua yanomae). Foi assim, na tarde da última sexta-feira (3), que os Yanomami honraram os seus antepassados que, entre as décadas de 1960 e 1970, tiveram o sangue coletado por pesquisadores estrangeiros sem a autorização das lideranças do povo. (Leonardo Prado/PG/FOTOS PUBLICAS 2015)
Amazonia Real Por Amazônia Real Publicado em: 09/04/2020 às 22:55
Amazonia
Amazônia Real

A agência de jornalismo independente e investigativo Amazônia Real é uma organização sem fins lucrativos, criada por jornalistas mulheres em 20 de outubro de 2013, em Manaus, no Amazonas, Norte do Brasil. Sua missão é fazer jornalismo ético e investigativo, pautado nas questões da Amazônia e de seu povo. A linha editorial é voltada à defesa da democratização da informação, da liberdade de expressão, da liberdade de imprensa e dos direitos humanos. ([email protected])

DOE PARA A AMAZÔNIA REAL

Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.

7 Comentários

  1. Lupercio A Barbosa disse:

    Clamo a sensibilidade do ministro e colega Dr. Nelson Teich para que investigue a fundo o que de fato aconteceu com o nosso irmão Yanomami que veio a óbito por falta de assistência de saúde, com o agravante de ter sido enterrado alheio ao conhecimento da família e contrário aos costumes de seu povo. Lupércio A. Barbosa (Espírito Santo)

  2. Bruno Moraes disse:

    Acho que ainda precisa de mais uma edição: “estão no isolamento e monitoramento pela Sesai por terem mantido contato com o Alvanei.”

  3. Débura Betânia de Souza disse:

    Ouço notícias como essas com muita tristeza. Desejo ao povo indígena, agora em especial aos Yanomami, dias melhores e que Deus possa estar cuidando de suas vidas com saúde, paz , recursos e alegria.

  4. Elvira Eliza França disse:

    Sinto muita tristeza pelo que aconteceu com jovem e pelo comprometimento possível de outras pessoas, devido à forma negligente como seu caso foi tratado. Com o coronavírus não se trata de uma pessoa contaminada, mas das tantas outras que ele possa também ter infectado, podendo comprometer toda uma comunidade.

  5. Júlio cesar disse:

    Isso ta errado gente como que uma pessoa entra com sintomas da doenca e nao fazem o exame ok para fazer um diagnostico se fosse um ricaço queria ver se não não iam fazer todo o procedimento tanto o Hgr e como a Casai todos dois deveriam ser processados isso é dessumano

  6. Fatima aniceto disse:

    Que impotencia !!!!!!!

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.