×
Política

No Xingu, 600 indígenas são impedidos de votar: “a gente ia votar pra Lula”, diz cacique Siraium Kayabi

Amazonia Real Por Kátia Brasil Publicado em: 30/10/2022 às 15:47
Citações

“Nós fomos prejudicados, todos estão revoltados. A gente não tem mais esperança agora de votar, estamos tristes”, afirmou o cacique Siraium Kayabi, destacando:


"Nas nove aldeias do parque são mais de 600 eleitores, ele [Gorgen] faz isso porque aqui a grande maioria é Lula”.


https://www.midiajur.com.br/eleicoes-2022/prefeito-bolsonarista-suspende-transporte-de-indigenas-que-votaram-em-lula/46951


https://www.conjur.com.br/2022-out-30/denuncias-bloqueios-tse-volta-cobrar-prf


 
Kátia
Kátia Brasil

Kátia Brasil é co-fundadora e editora executiva da agência de jornalismo independente e investigativo Amazônia Real, com sede em Manaus (AM). Formada pela Faculdade Hélio Alonso, no Rio de Janeiro, é radicada na Amazônia desde os anos 1990, onde trabalhou na TV Cultura e jornais O Globo, A Gazeta de Roraima, O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo. Entre os prêmios que ganhou estão o Esso Regional Norte 1991 e Women Journo Heroes (#JournoHeroes), da International Women’s Media Foundation (IWMF), em 2019. Ganhou o Prêmio Abraji de 2020 e o Comunique-se em 2021. Está na segunda posição dos +Premiados da Imprensa Brasileira 2021. É conselheira da Énois escola de jornalismo e do projeto Tornavoz. Integra o forbiddenstories.org ([email protected])

3 Comentários

  1. Pedro disse:

    Deputada erika hilton foi acusada de espalhar fake news ao divulgar essa noticia na CPMI do 8 de janeiro, to vendo o video ai me parece bem verdadeiro…

  2. LIma- oswaldo rodrigues disse:

    Enquanto Lula viver, não adiantara nenhum outro candidato se habilitar ao cargo. Será o mesmo que chover no molhado, nada adiantara, ele será sempre o preferido.

  3. oswaldo rodrigues de lima disse:

    Dois representantes do colégio eleitoral com os respectivos apetrechos era o suficiente para se deslocarem até o povoado e obter a manifestação os irmãos.
    indígenas. Nada mais.

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.