“Quando a gente está à frente de um movimento, está sempre sob ameaça. Ficamos sempre atentas às nossas famílias. A luta sempre foi com muito derramamento de sangue. Hoje não é diferente, sabemos os riscos que a gente tem. Eu acho que se a gente não tivesse essa confiança já teríamos sido dizimados e isso nos fortalece, nos dá essa resiliência” - Maria Leonice Tupari, que integra o conselho da Associação de Guerreiras Indígenas de Rondônia (AGIR).
“Aqui no estado de Rondônia a gente enfrenta uma dificuldade grande em relação a todos os desafios, isso porque o poder da extrema-direita aqui no estado é muito grande. São deputados e senadores, quase todos bolsonaristas. Então a gente tem essa dificuldade. Um dos poucos pontos de apoio é o Ministério Público Federal, mas que pode pouco, apesar dos esforços”- Bitaté Uru-Eu-Wau-Wau-Juma, presidente da Associação do Povo Indígena Uru-Eu-Wau-Wau.
“A devastação altera o regime de chuvas e ameaça a própria agricultura. Será inevitável um debate social, econômico, ético e filosófico para conciliar desenvolvimento e preservação, porque enquanto houver cisão entre desenvolvimento econômico e proteção ambiental, só o Judiciário não conseguirá resolver o problema” - Neidinha Bandeira, fundadora da Kanindé.
“Esse projeto legislativo, chamado de PL da Devastação, tem impacto nacional e não só em Rondônia. O dano é significativo e global, por conta da importância da Amazônia. Todos os membros do Ministério Público de Meio Ambiente do Brasil inteiro se manifestaram contrariamente. A orientação é de que o projeto deveria ter sido vetado na íntegra, o que infelizmente não aconteceu. Mas o Ministério Público ambiental seguirá lutando contra” - promotor Pablo Hernandez (MPRO).
LINKS
https://amazoniareal.com.br/fogo-e-estiagem/
https://amazoniareal.com.br/eleicao-em-rondonia/
https://amazoniareal.com.br/rondonia-bolsonarista/
https://amazoniareal.com.br/o-ultimo-tanaru-o-indio-do-buraco-e-encontrado-morto-em-rondonia/
https://amazoniareal.com.br/acusado-de-matar-ari-uru-eu-wau-wau-e-condenado-a-18-anos-de-prisao/
0 Comentários