O universo cotidiano dos Sateré-Mawé

Por Amazonia Real Publicado em: 05/01/2015 às 09:33
O universo cotidiano dos Sateré-Mawé

1 Comentário

  1. Avatar ALDAMIR DA COSTA SOUZA - ALDAMIR SATERÉ, ATUAL CAPITÃO GERAL DO POVO SATERÉ - MAWÉ disse:

    Muitas conquistas importantes que o povo Sateré – Mawé teve, foi graças á significativa presença de nossas lideranças tradicionais, dentre eles, os capitães que juntamente com os tuxauas, estiveram sempre unidos lutando por objetivos em prol do povo Sateré – Mawé. Assim como foi e é importante de um tuxaua, tuxaua-gera, da mesma forma é importante para nós a existência do Capitão – Geral do povo Sateré – Mawé. Inspirado na figura dessa liderança “Capitão Geral” lideranças criaram o CGTSM – Conselho Geral da Tribo Sateré – Mawé, ou seja, nomenclatura baseada no cargo de Capitão Geral da Tribo(povo) Sateré – Mawé. A função de um capitão geral é tão importante e necessária quanto do tuxaua geral; o Capitão Geral é um líder tradicional bastante carismático, interlocutor e mediador internamente e externamente, pois é um porta voz do seu povo capaz de lutar coletivamente.
    Meu avõ foi o lider Capitão Geral Francelino Gregório de Souza ‘o Capitão França”, meu pai sucedeu meu avô. O nome do meu pai era José Ferreira de Souza ‘O Capitão Geral ZEZINHO’. Com o falecimento do meu pai passei a ser o sucessor dele, conforme pedido do meu avô desde quando eu ainda era criança;meu pai cumpriu a sua fase de sucessão e respeitou o pedido do meu avô, ou seja, para que eu assumisse no lugar do meu pai essa patente de Capitão Geral. Dessa mesma forma era para estar sendo seguida a sucessão de tuxauas.

    por Aldamir Sateré – Capitão Geral do Povo Sateré – Mawé

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.