×
Meio Ambiente

Por que a Amazônia bate recordes de queimadas

Amazonia Real Por Wérica Lima Publicado em: 11/06/2024 às 17:25
Citações

“Esse é o agronegócio brasileiro que quer transformar o Brasil na fazenda do planeta e é exatamente esse o motivo da gente ter a catástrofe que a gente acabou de observar depois de um curto período de tempo no Rio Grande do Sul. Você vai me dizer, ah mas teve [enchente] em 41, não, agora está tendo todo ano, esse só não foi pior que a de 1941, mas está tendo todo ano e tem a ver com o desmatamento na Amazônia, tem a ver com o desmatamento em todos os outros biomas” ressalta Luciana Gatti, coordenadora do Laboratório de Gases de Efeito Estufa do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).


https://amazoniareal.com.br/especiais/puraquequara/

https://amazoniareal.com.br/especiais/agonia-da-seca/

https://imazon.org.br/imprensa/queimadas-em-roraima-fizeram-degradacao-florestal-ser-a-maior-dos-ultimos-15-anos-na-amazonia/

https://terrabrasilis.dpi.inpe.br/queimadas/bdqueimadas/#graficos

https://amazoniareal.com.br/fumaca-das-queimadas-atinge-manaus/

https://alerta.mapbiomas.org/2024/05/28/desmatamento-reduziu-nos-estados-da-amazonia-em-2023-veja-situacao-nos-outros-biomas/

https://amazoniareal.com.br/incendios-em-terras-indigenas/

https://amazoniareal.com.br/fogo-atinge-floresta-da-ti-yanomami/

https://oeco.org.br/noticias/tribunal-de-justica-de-mt-derruba-parque-estadual-cristalino-ii-mais-uma-vez/

https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/noticias/2024/05/desmatamento-na-amazonia-cai-21-8-em-2023

https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/158548

https://amazoniareal.com.br/especiais/o-caos-climatico-de-norte-a-sul/

https://www.brasildefato.com.br/2024/05/07/em-meio-ao-desastre-climatico-no-rs-bancada-ruralista-quer-reduzir-reservas-na-amazonia#:~:text=De%20acordo%20com%20o%20PL,no%20Rio%20Grande%20do%20Sul.

 

 
Local de Cobertura
Wérica
Wérica Lima

Formada em comunicação social com ênfase em jornalismo pela Universidade Nilton Lins, é estudante de Ciências Biológicas no Instituto Federal do Amazonas (IFAM). Em sua trajetória, passou pela assessoria de comunicação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e publicou artigos pela organização internacional de mudanças climáticas Climate Tracker. Em 2019, participou da 1ª Oficina de Jornalismo Socioambiental da Amazônia Real e foi social media na agência entre julho de 2020 e janeiro de 2021. Empenha-se em fazer reportagens que representem a diversidade amazônica e dê espaço para as populações falarem sobre suas próprias realidades, a partir do jornalismo científico e socioambiental. ([email protected])

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.