COP30 começa com protesto simbólico

Enquanto líderes mundiais negociam o futuro climático dentro da Zona Azul, ativistas e defensores ambientais de diversos países se reúnem do lado de fora para denunciar violências e fortalecer alianças globais pela vida.

O primeiro dia oficial da Blue Zone na COP30, em Belém, foi marcado por intensa movimentação de pessoas de diversas partes do mundo e por uma manifestação contra o desaparecimento de defensores do meio ambiente, organizada pela iniciativa Dívida por Clima, do México (Foto: Juliana Pesqueira/Amazônia Real/2025).
Amazonia Real Publicado em: 10/11/2025 às 14:26
Por da Amazônia Real
Citações
“Alguns de nós temos credenciamento, mas, ainda assim, o importante não é o espaço, e sim tecer redes com os movimentos de base”

Links:
https://canopyplanet.org/about-us/our-people
https://action-network-displacement.org/members/maryanne-rimbao/
https://www.fapeam.am.gov.br/fapeam-expoe-projetos-na-area-de-energia-solar-apoiados-pelo-governo-do-amazonas-na-conferencia-de-oleo-gas-e-energia/
https://cop30.br/pt-br/sobre-a-cop30/blue-zone
https://cop30.br/pt-br/sobre-a-cop30/green-zone
https://espejosdelsurglobal.org/
Local de Cobertura
Nicoly
Nicoly Ambrosio

É jornalista formada pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e fotógrafa independente na cidade de Manaus. Como repórter, escreve sobre violações de direitos humanos, conflitos no campo, povos indígenas, populações quilombolas, racismo ambiental, cultura, arte e direitos das mulheres, dos negros e da população LGBTQIAPN+ do Norte. Em seu trabalho fotográfico, utiliza suportes analógicos, digitais e experimentais para registrar cenas da Amazônia urbana e de manifestações artísticas de rua marginalizadas, como a pixação e o graffiti. Desde 2018, participa de exposições de arte independentes e coletivas em Manaus. Já expôs trabalhos fotográficos no 10º Festival de Fotografia de Tiradentes (Tiradentes/MG, 2020) e na Galeria do Largo – Espaço Mediações (Manaus/AM, 2020). Recebeu o 1º Prêmio Neusa Maria de Jornalismo (2020), o Prêmio Sebrae de Jornalismo – AM na categoria Texto (2024) e o Prêmio Megafone de Ativismo na categoria Reportagem de Mídia Independente (2025). De 2020 a 2022, participou do projeto de Treinamento no Jornalismo Independente e Investigativo da Amazônia Real.

DOE PARA A AMAZÔNIA REAL

Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.

2 Comentários

  1. Thank you very much for your special promotion and productive media coverage especially my picture promoting my participation at COP 30 UNFCCC Meeting across the Globe from the Pacific Ocean to the Atlantic Ocean

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.