Quilombos são territórios femininos

Por Edna Paixão, Givânia Maria da Silva e Nathalia Purificação, especial para a Amazônia Real Quilombos são territórios essencialmente femininos. Há dois motivos principais para que isso aconteça: o primeiro é que boa parte deles foi criada por mulheres e […]

Mato Grosso, 12.03.2018 - Comunidade Quilombola Mata Cavalo, localizada no municipio Nossa Senhora do Livramento, a 55 quilometros de Cuiaba MT onde vivem 17 famílias. A comunidade esta regularizada como territorio tradicional pela Fundação Palmares e possui a posse coletiva do territorio, mas nao conseguem fazer o Cadastro Ambiental Rural CAR, pois o sistema aceita apenas propriedades individuais. Na foto Rosangela Maria de Jesus 37 que retornou ao territorio recentemente para apoiar a luta dos familiares, junto com as filhas Iris Vitoria (balanco), Thais Nathalia de Jesus Nunes 17( a direita da mae) e Ludmila de Jesus Nunes 13 (a esquerda da mae). Foto Bruno Kelly/Amazonia Real
Amazonia Real Por Amazônia Real Publicado em: 19/06/2023 às 13:41
Citações
Pesquisa sobre educação nas comunidades quilombolas feita pela Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq): a Conaq havia apurado que há escolas em 83% dos quilombos; porém, apenas 30% delas têm material didático apropriado e só 21% delas possuem bibliotecas. Também em 2019, um relatório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) indicou que 75% dos quilombolas completavam o ensino fundamental, mas somente 10 % concluíam o médio.
Amazonia
Amazônia Real

A agência de jornalismo independente e investigativo Amazônia Real é uma organização sem fins lucrativos, criada por jornalistas mulheres em 20 de outubro de 2013, em Manaus, no Amazonas, Norte do Brasil. Sua missão é fazer jornalismo ético e investigativo, pautado nas questões da Amazônia e de seu povo. A linha editorial é voltada à defesa da democratização da informação, da liberdade de expressão, da liberdade de imprensa e dos direitos humanos. ([email protected])

DOE PARA A AMAZÔNIA REAL

Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.