Volks condenada por trabalho escravo

Em carta aos amigos, o padre Ricardo Rezende  relatou o êxito da campanha da qual participou, depois de anos de atuação na conflituosa região do Araguaia. A Volkswagen foi condenada a pagar a maior multa sobre trabalho escravo no Brasil. […]

Imagem da visita parlamentar de 1983 mostra um trabalhador fugido da Fazenda Volkswagen dentro da caminhonete, após seri capturado pelo “gato” Abilão (Foto: Arquivo pessoal/Expedito Soares)
Amazonia Real Publicado em: 02/09/2025 às 16:46
Por da Amazônia Real
Metodologia
O autor faz um histórico da campanha pela condenação da Volkswagen por trabalho análogo a escravidão após 5 décadas.
Citações
"Em carta aos amigos, o padre Ricardo Rezende  relatou o êxito da campanha da qual participou, depois de anos de atuação na conflituosa região do Araguaia. A Volkswagen foi condenada a pagar a maior multa sobre trabalho escravo no Brasil. Mas ainda pode recorrer."

Lúcio Flávio Pinto

 

Links:

https://cptnacional.org.br/2025/05/27/audiencia-volkswagen-trabalho-escravo/

 

https://www.prt8.mpt.mp.br/procuradorias/ptm-maraba/1502-volkswagen-e-condenada-em-r-165-milhoes-por-trabalho-escravo-na-amazonia

 

https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2025-08/condenacao-da-volks-por-trabalho-escravo-e-historica-diz-procurador

 

https://www.trt8.jus.br/noticias/2025/trt-8-condena-volkswagen-por-trabalho-escravo-e-trafico-de-pessoas-indenizacao-de-r
Lúcio Flávio
Lúcio Flávio Pinto

Lúcio Flávio Pinto é jornalista desde 1966. Sociólogo formado pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo, em 1973. Editor do Jornal Pessoal, publicação alternativa que circula em Belém (PA) desde 1987. Autor de mais de 20 livros sobre a Amazônia, entre eles, Guerra Amazônica, Jornalismo na linha de tiro e Contra o Poder. Por seu trabalho em defesa da verdade e contra as injustiças sociais, recebeu em Roma, em 1997, o prêmio Colombe d’oro per La Pace. Em 2005 recebeu o prêmio anual do Comittee for Jornalists Protection (CPJ), em Nova York, pela defesa da Amazônia e dos direitos humanos. Lúcio Flávio é o único jornalista brasileiro eleito entre os 100 heróis da liberdade de imprensa, pela organização internacional Repórteres Sem Fronteiras em 2014. Acesse o novo site do jornalista aqui www.lucioflaviopinto.com.

DOE PARA A AMAZÔNIA REAL

Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.