Como a Funai se tornou anti-indígena

Exceto a Funai

O crime com requintes de crueldade do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips comoveu o mundo em busca de justiça.

Enquanto havia esperanças de encontrá-los com vida, o presidente da Funai, Marcelo Xavier, iniciou uma campanha contra o indigenista Bruno Pereira.

Servidores iniciaram greve contra Xavier e denunciaram que a militarização do órgão tem o objetivo de desmantelar a proteção dos povos indígenas.

Entenda o desmonte da Funai em 10 atos denunciados pelos indigenistas no dossiê “Funai anti-indígena: um retrato da Funai sob o Governo Bolsonaro”:

Governo ruralista

01.

Ao tomar posse, Bolsonaro, por meio de Medida Provisória, tentou tirar da Funai a função de demarcar terras indígenas, mas o STF barrou a estratégia.

Perseguições internas

03.

No comando da Funai, Xavier e Nabhan Garcia inauguraram uma política de perseguição, ameaças e constrangimento dos servidores concursados.

FALSA Burocracia

04.

A autorização de viagens a TIs é regulada pelo presidente da Funai, levando servidores a desistirem ou arcarem com os custos do próprio bolso.

Nada a mais

A delimitação de TIs foi interrompida, com exceção dos casos que houve pressão do MPF. Ainda assim, a Funai propõe ações que atrasam o processo.

05.

Antropólogos "de confiança”

06.

“Pessoas sem qualificação" coordenam e realizam estudos de identificação e delimitação de TIs, denuncia a Associação Brasileira de Antropologia.

"Entre e use à vontade"

07.

Com a criação da Instrução Normativa nº 9, em 2020, a Funai passou a não garantir os direitos indígenas durante o processo de homologação.

“Indígena de verdade”

08.

Criada em janeiro de 2021, a Resolução nº 4 tentou definir critérios para indicar quem é ou não indígena, mas a resolução foi suspensa judicialmente.

Garimpeiros em Brasília

09.

Na atual gestão, o desmatamento em TIs cresceu 138%, diz Instituto Socioambiental. Garimpeiros viajando em avião oficial expõem a conivência com a ilegalidade.

Fundação Anti-indígena

10.

Na antítese de sua razão de existir, a Funai está sendo omissa nos casos de violência, invasões, massacres e corrupção, fragilizando TIs e etnias.

MAIS WEBStories

A proteção da floresta pelos indígenas

as candidatas indígenas nas  eleições 2022

o OURO DO SANGUE INDÍGENA

Palm Leaf

MONTAGEM

Webstories

Lívia Lemos

IMAGENS

Bruno Kelly, Carolina Antunes/ PR, Mário Vilela/ Funai, Alberto César Araújo, Reprodução / BBC News Brasil, Antônio Cruz/ Agência Brasil, Reprodução Facebook, Carolina Antunes/ PR, Cícero Pedrosa Neto, Genilson Guajajara/ APIB, Andre Guajajara/ Mídia Ninja, Matheus Alves, Yolanda Mêne, Oliver Kornblihtt/ Mídia Ninja, Diego Baravelli/ Greenpeace