Kátia Brasil

Nas fronteiras o ódio é ancestral contra os indígenas

Amazonia Real Por Kátia Brasil Publicado em: 14/06/2022 às 19:14

DOE PARA A AMAZÔNIA REAL

Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.

Kátia
Kátia Brasil

Kátia Brasil é co-fundadora e editora executiva da agência de jornalismo independente e investigativo Amazônia Real, com sede em Manaus (AM). Recém formada pela Faculdade Hélio Alonso, no Rio de Janeiro, foi morar na Amazônia no início do ano de 1990. Trabalhou na TV Cultura e jornais O Globo, A Gazeta de Roraima, O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo. Entre os prêmios que ganhou estão o Esso Regional Norte 1991 e Women Journo Heroes (#JournoHeroes), da International Women’s Media Foundation (IWMF), em 2019, Prêmio Abraji, em 2020, Vladimir Herzog e Comunique-se, ambos em 2021. É conselheira da Énois Jornalismo, do Tornavoz e Projor. Integra o forbiddenstories.org, o Fórum Permanente das Mulheres de Manaus (FPMM) e do Coletivo Mães Pela Diversidade ([email protected])

1 Comentário

  1. Carmem Cilene disse:

    Sou da região, especificamente, de Boa ,Vista, capital do estado de Roraima, mas moro em São Paulo desde 1995. Estive há poucos dias na minha cidade e a sensação que sinto é que nada mudou com relação ao garimpo clandestino, saída de ouro e cassiterita do estado de Roraima, é como enxugar gelo. Em meados de 1992, lembro-me da Operação Selva Livre onde a Polícia Federal atuou com explosão de pistas clandestinas. Outra operação foi a Chacina Yanomami. O tempo só congela para quem tem o garimpo como fonte de riqueza e destruição da natureza. O estado, nos últimos quatro anos, contribuiu ainda mais para essa destruição. Quando se quer dizimar um povo, inicia-se pelas crianças, e este fenômeno cruel estamos presenciando em pleno século XXI. Hoje 09 de fevereiro, penso que não temos mais tempo. O clima tem dado sinais de saturação. O governo do estado é conivente com esse caos ambiental e social dos povos originários daquele lugar. Ademais, parabéns pela coragem e persistência, apesar do perigo. A imprensa independente tem feito o seu papel social e prossicional.

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.