Questão Agrária

Primeiro território quilombola urbano da Amazônia resiste às pressões

Amazonia Real Por Nicoly Ambrosio Publicado em: 27/02/2023 às 09:00
Citações

“A mudança foi drástica. O que era uma grande área de preservação dos costumes negros, trazidos do Maranhão, foi rasgada ao meio pelo projeto de urbanização do bairro da Praça 14, no governo de Plínio Ramos Coelho, na década 60.


Nesse processo de urbanização, vários empresários vindos também do nordeste, compraram terrenos e foram abrindo suas lojas comerciais”


Jamily Silva, vice-presidente da Associação Crioulas do Barranco de São Benedito


 

Links


 

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2003/d4887.htm


 

https://pos.uea.edu.br/data/area/dissertacao/download/34-1.pdf


 
Local de Cobertura
Nicoly
Nicoly Ambrosio

É jornalista formada pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e fotógrafa independente residente na cidade de Manaus. Como repórter, escreve sobre violações de direitos humanos, conflitos no campo, povos indígenas, populações quilombolas, racismo ambiental, cultura, arte e direitos das mulheres, dos negros e da população LGBTQIAPN+. Já expôs trabalhos fotográficos no 10° Festival de Fotografia de Tiradentes (Tiradentes/MG, 2020) e Galeria do Largo - Espaço Mediações (Manaus/AM, 2020). De 2020 a 2022, participou do projeto de Treinamento no Jornalismo Independente e Investigativo da Amazônia Real.

DOE PARA A AMAZÔNIA REAL

Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.