Vitória judicial: Amazônia Real garante liberdade de imprensa no Acre

A decisão unânime da 1ª Turma Recursal do Tribunal de Justiça do Acre reconheceu que reportagens da agência, sobre conflitos agrários na Comunidade Marielle Franco, foram produzidas dentro dos limites da liberdade de imprensa.

Famílias da comunidade Marielle Franco, em Lábrea esperança de serem assentadas após reunião com Incra, MPF e PF em 2024 (Foto: Comunidade Marielle Franco).
Amazonia Real Por Amazônia Real Publicado em: 15/10/2025 às 19:09
Citações
 

Citações:

“A Justiça foi muito clara ao afirmar que não houve excesso, não houve fake news, e sim o exercício legítimo do direito de informar. Essa vitória reforça que a liberdade de imprensa é um valor essencial da democracia e que o Judiciário não pode ser usado para tentar calar veículos de comunicação ou jornalistas que fazem um trabalho sério e de interesse social” - Bárbara Trindade

Links:

https://www.tjac.jus.br/2025/09/justica-do-acre-reafirma-protecao-a-liberdade-de-imprensa-em-caso-sobre-direito-de-imagem/
Amazonia
Amazônia Real

A agência de jornalismo independente e investigativo Amazônia Real é uma organização sem fins lucrativos, criada por jornalistas mulheres em 20 de outubro de 2013, em Manaus, no Amazonas, Norte do Brasil. Sua missão é fazer jornalismo ético e investigativo, pautado nas questões da Amazônia e de seu povo. A linha editorial é voltada à defesa da democratização da informação, da liberdade de expressão, da liberdade de imprensa e dos direitos humanos. ([email protected])

DOE PARA A AMAZÔNIA REAL

Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.