Duplo feminicídio no Pará exige justiça de gênero na COP30

As quebradeiras de coco babaçu Antônia Ferreira dos Santos, 53 anos, e Marly Viana Barroso, 71 anos, foram assassinadas, com marcas brutais de violência de gênero, no dia 3 de novembro, em Novo Repartimento, no Pará. O caso repercutiu e causou clamor nos movimentos de mulheres e sociais na Conferência do Clima, o que acelerou as investigações. Um suspeito foi preso e, segundo a polícia, confessou o crime.

Registro do protesto do Fórum Permanente de Mulheres em 2021, usado aqui como imagem ilustrativa (Foto: Raphael Alves/TJAM/Arquivo).
Amazonia Real Publicado em: 26/11/2025 às 10:57
Por da Amazônia Real
Citações
“Somos competentes e capazes. Não tem nenhuma poluição, nenhuma devastação feita por mulher. Somos nós que defendemos a floresta. Nós somos as guardiãs. Claro que tem homem que contribui com a gente, mas muitos não aceitam mulher ter posição nem ocupar lugar nenhum”
Maria Nice Machado, conhecida como dona Nice, líder quilombola e quebradeira de coco babaçu do Maranhão, secretária de Mulheres do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS)

Links:
https://www.comitechicomendes.org/portal-487/feminicdio-no-quebrar-a-nossa-resistncia-nota-de-solidariedade

https://marchamundialdasmulheres.org.br/nota-da-marcha-mundial-das-mulheres-sobre-o-assassinato-de-antonia-ferreira-dos-santos-e-marly-viana-barroso-no-para/

https://miqcb.org.br/nota-de-repudio-miqcb-cobra-justica-por-quebradeiras-de-coco-assassinadas-no-estado-do-para/

https://correiodecarajas.com.br/mulheres-sao-assassinadas-ao-catar-coco-babacu-em-novo-repartimento/

https://cptnacional.org.br/caderno/conflitos-no-campo-brasil-2024/

https://amazoniareal.com.br/decreto-de-glo/

https://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2021/11/13/mae-e-filho-quebradores-de-coco-morrem-esmagados-por-palmeira-derrubada-por-trator-no-maranhao.ghtml

https://amazoniareal.com.br/decisao-final-da-cop30-2/

https://www.onumulheres.org.br/noticias/onu-mulheres-celebra-aprovacao-plano-de-acao-de-genero-de-belem-gap-e-reforca-o-chamado-por-sua-implementacao-efetiva/

https://agenciabrasil.ebc.com.br/meio-ambiente/noticia/2025-11/entenda-o-pacote-de-belem-que-inclui-29-documentos-aprovados-na-cop30
Local de Cobertura
Nicoly
Nicoly Ambrosio

É jornalista formada pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e fotógrafa independente na cidade de Manaus. Como repórter, escreve sobre violações de direitos humanos, conflitos no campo, povos indígenas, populações quilombolas, racismo ambiental, cultura, arte e direitos das mulheres, dos negros e da população LGBTQIAPN+ do Norte. Em seu trabalho fotográfico, utiliza suportes analógicos, digitais e experimentais para registrar cenas da Amazônia urbana e de manifestações artísticas de rua marginalizadas, como a pixação e o graffiti. Desde 2018, participa de exposições de arte independentes e coletivas em Manaus. Já expôs trabalhos fotográficos no 10º Festival de Fotografia de Tiradentes (Tiradentes/MG, 2020) e na Galeria do Largo – Espaço Mediações (Manaus/AM, 2020). Recebeu o 1º Prêmio Neusa Maria de Jornalismo (2020), o Prêmio Sebrae de Jornalismo – AM na categoria Texto (2024) e o Prêmio Megafone de Ativismo na categoria Reportagem de Mídia Independente (2025). De 2020 a 2022, participou do projeto de Treinamento no Jornalismo Independente e Investigativo da Amazônia Real.

DOE PARA A AMAZÔNIA REAL

Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.