×
Povos Indígenas

Comércio do ouro Yanomami explodiu sob Bolsonaro

Amazonia Real Por Felipe Medeiros Publicado em: 20/02/2023 às 08:00
Investigação detalhou como a comercialização do ouro ganha um verniz de legalidade, mesmo tendo uma origem ilícita (Foto: Pixabay)
Correções
Inclusão de um parágrafo de contexto sobre o bilionário negócio do ouro, que envolve empresas com faturamentos milionários e sede em bairros nobres da capital paulista.
Citações
“Agora que começou né [as operações]. Aí eu acho que vai começar mesmo a crise daqui uns 15 dias, talvez”

Francisco Oliveira, dono da Joalheria Imperial

Links:

https://jucerr.rr.gov.br/

https://amazoniareal.com.br/ouro-do-sangue-yanomami/

https://amazoniareal.com.br/empresas-milionarias/

https://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2022/07/29/empresario-investigado-pela-pf-por-dar-apoio-a-garimpo-perguntou-sobre-helicoptero-do-ibama-dois-dias-antes-de-tentativa-de-atentado.ghtml

https://amazoniareal.com.br/pro-garimpo/

https://amazoniareal.com.br/davi-yanomami-cobra-e-lula-diz-nos-vamos-tirar-os-garimpeiros/

https://amazoniareal.com.br/tragedia-humanitaria/

https://amazoniareal.com.br/especiais/ele-pesa-quatro-ponto-300/

 
Local de Cobertura
Felipe
Felipe Medeiros

Jornalista multimídia. Foi repórter e apresentador em portais e emissoras de TV em Roraima onde participou de importantes coberturas, como o sarampo no estado, garimpo ilegal, desmatamento no extremo norte, eleições, a crise migratória da Venezuela e a pandemia de Covid-19. Já atuou com jornalismo sindical, em centrais e sindicatos trabalhistas. É formado pela Universidade Federal de Roraima (UFRR). Nas redes sociais defende a democracia e as minorias.

2 Comentários

  1. Ezequiel Rodrigues disse:

    A pergunta que, até agora, está sem resposta é: Seria possível A manutenção da atividade garimpeiros, em terras legais, sem qualquer interferência na vida cotidiana dos yanomanis?

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.