Do lixão à sala de aula, projeto Tresidela Nova acolhe crianças e adolescentes no Maranhão

As crianças, que antes viviam no lixão, são filhas de catadores que ainda sobrevivem do lixo (Foto: Ana Mendes/Amazônia Real)   Balsas (MA) – O bairro Nova Tresidela, na cidade de Balsas, no sul do Maranhão, é conhecido como o […]

O projeto Tresidela Nova realizado pela Diocese de Balsas no sul do Maranhão visa trabalhar no contra turno das aulas com cerca de cem crianças que vivem no bairro Tresidela. O bairro fica na periferia da cidade e abriga o lixão municipal - sem aterro ou tratamento. Algumas das famílias que frenquentam o projeto são também catadoras no lixão. A assistência do projeto nos últimos 14 anos mudou a realidade do bairro. Balsas fica na região do MATOPIBA, a nova fronteira agrícola brasileira que já degradou boa parte do cerrado nos últimos anos. Muitas famílias do bairro são também funcionários nos latifundios aos arredores. Balsas, Maranhão, 2018.
Amazonia Real Por Ana Mendes Publicado em: 13/07/2018 às 19:04
Ana
Ana Mendes

É documentarista. Atua como fotojornalista multimídia para os principais veículos da mídia independente brasileira, tais como Repórter Brasil, Amazônia Real, Agência Pública e The Intercept Brasil. Nas suas documentações, utiliza a metodologia da fotografia compartilhada e do ‘bem querer’ elaborada pelo fotógrafo J.R Ripper, com quem trabalha há muitos anos. Essa metodologia consiste em compartilhar o material bruto (fotos e vídeos) com as comunidades e povos fotografados na expectativa de selecionar um material condizente com a autoimagem daquela coletividade. Em 2019, o ensaio Pseudo Indígenas, no qual Ana faz intervenções em tinta, nanquim e carvão em imagens dos povos Guarani-Kaiowá e Akroá-Gamella foi vencedor de um dos mais importantes prêmios nacionais de fotografia, o Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger. Ana faz parte do IMAGENS HUMANAS, um projeto de J.R Ripper. Para conhecer mais o trabalho dela, acesse: www.imagenshumanas.com.br ou instagram @anamendes_anamendes

DOE PARA A AMAZÔNIA REAL

Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.

1 Comentário

  1. Silvana de Sousa Rezende disse:

    Conheco esse abençoado Projeto e sua importância para os moradores de toda a Área da Tresidela, que é composta por três Comunidades Eclesias de Base. Crianças, jovens e família, são agraciados com as atividades desenvolvidas pelo projeto. O projeto precisa de mais pessoas que apoem financeiramente, assim eles poderiam ampliar as ações voltadas para o bem viver de tantas famílias.

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.