Extrativistas do rio Manicoré denunciam desmatamento acelerado

Sem política de proteção territorial eficaz por parte dos órgãos ambientais estaduais, ribeirinhos lutam sozinhos para proteger os 392 mil hectares, que são alvo de grileiros e madeireiros. Na foto acima, área de desmatamento na CDRU do rio Manicoré (Foto: Wérica […]

Área de Desmatamento na CDRU do rio Manicoré (Foto: Wérica Lima/Amazônia Real).
Amazonia Real Por Wérica Lima Publicado em: 29/04/2024 às 16:53
Citações
 

“Ele [governo] deu, mas ele não está movendo nem um dedo para defender e está deixando nas nossas mãos. E aí a gente pede ajuda de um, pede ajuda de outro e os órgãos também não se manifestam em fazer valer o nosso direito que nós temos com o CDRU de domínio dos moradores do Rio Manicoré e de competência do estado”


Liderança Marilurdes Cunha da Silva


Links:


https://terrabrasilis.dpi.inpe.br/queimadas/bdqueimadas/#graficos


https://amazoniareal.com.br/com-alta-nas-queimadas-amazonas-espalha-fumaca/


https://amazoniareal.com.br/mineracao-de-potassio/


https://youtu.be/x8cFY4qVXCk


https://drive.google.com/file/d/1nXgVvHN4bKzkWNfue_sc9cCBWCRYmUBE/view?usp=sharing

Local de Cobertura
Wérica
Wérica Lima

Formada em comunicação social com ênfase em jornalismo pela Universidade Nilton Lins, é estudante de Ciências Biológicas no Instituto Federal do Amazonas (IFAM). Em sua trajetória, passou pela assessoria de comunicação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e publicou artigos pela organização internacional de mudanças climáticas Climate Tracker. Em 2019, participou da 1ª Oficina de Jornalismo Socioambiental da Amazônia Real e foi social media na agência entre julho de 2020 e janeiro de 2021. Empenha-se em fazer reportagens que representem a diversidade amazônica e dê espaço para as populações falarem sobre suas próprias realidades, a partir do jornalismo científico e socioambiental. ([email protected])

DOE PARA A AMAZÔNIA REAL

Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.

3 Comentários

  1. Rodrigo disse:

    Olá, sou da região e vejo alguns comentários sobre madereiros, venho represe tarde a minha empresa, algumas pessoas colocam madeireiros fotos e vídeos de máquinas vou explicar, nesse mês de março e fevereiro houve movimentação no Rio sobre máquinas, pois dia 15 de maio entra a liberação extrativista dos manejo florestal, tenho uma empresa sê-lo verde internacional, máquinas na época são normais, isso representando minha empresa, agora sobre desmates ilegais e queimadas irresponsáveis, espero que achem os responsáveis e que seja feita a justiça, mas nem todos madeireiros trabalham errados, por esse motivo existe as LICENÇAS DE OPERAÇÕES DO IPAAM E IBAMA PARA PODER PROTEJER E EXTRAIR OS RECURSOS DE FORMA RESPONSÁVEL.

  2. Nelria Miranda dos Reis disse:

    Só parabenizar a Amazônia Real, pela Matéria, o povo do Rio Manicoré precisam de apoio para seguir lutando para criar a RDS no Rio Manicoré.

  3. Ernani Grijo de Souza disse:

    Me sinto impotente mediante ao desmatamento da Amazônia e ao mesmo tempo revoltado com tanta ambição do homem.

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.