Garimpeiros invadem aldeia no Vale do Javari e obrigam indígenas a tomarem cachaça e gasolina
DOE PARA A AMAZÔNIA REAL
Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.
Citações
“Os garimpeiros oferecem bebida e dinheiro pros parentes, pro cacique. Os parentes estão incomunicáveis, estão desinformados com o que acontece fora de lá. Eles não sabem por que, por exemplo, os garimpeiros passaram a gostar dos Kanamari. Eu não duvido que os jovens que foram a Eirunepé foram para comprar alguma coisa que os garimpeiros pediram e acabaram mostrando as fotos da festa deles pros parentes Kanamari que estão em Eirunepé”
Kora Kanamari
Kora Kanamari
É inaceitável que as populações indígenas estejam abandonadas e vivendo desprotegidas e a mercê de garimpeiros e autoridades omissas. O q assistimos é um massacre, um crime, o sofrimento p estas populações. É a nossa violação e perda.
Este governo vem repetindo o mesmo genocídio indígena que ocorreu mo período da ditadura de 1964/1985. Invasões de TIS, violência contra os povos originários, assassinatos, contaminação dos rios, devastação da mata. O governo Bolsonaro repete as violações cometidas durante a ditadura militar