×
Povos Indígenas

Garimpeiros invadem aldeia no Vale do Javari e obrigam indígenas a tomarem cachaça e gasolina

Amazonia Real Por Elaíze Farias Publicado em: 20/04/2022 às 18:39
Citações
“Os garimpeiros oferecem bebida e dinheiro pros parentes, pro cacique. Os parentes estão incomunicáveis, estão desinformados com o que acontece fora de lá. Eles não sabem por que, por exemplo, os garimpeiros passaram a gostar dos Kanamari. Eu não duvido que os jovens que foram a Eirunepé foram para comprar alguma coisa que os garimpeiros pediram e acabaram mostrando as fotos da festa deles pros parentes Kanamari que estão em Eirunepé”

Kora Kanamari

 
Elaíze
Elaíze Farias

Cofundadora da Agência Amazônia Real e editora de conteúdo. É referência em reportagens sobre povos originários, populações tradicionais, denúncias de violações de direitos territoriais e direitos humanos, crise climática, violências socioambientais e impactos de grandes empreendimentos na natureza e nas populações amazônicas. Entre as premiações recebidas, está o Prêmio Imprensa Embratel de 2013. Em 2021, foi homenageada no 16º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), junto com Kátia Brasil, também fundadora da Amazônia Real. Em 2022, recebeu o Prêmio Especial Vladimir Herzog. É jornalista formada pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

2 Comentários

  1. rubens monteiro disse:

    É inaceitável que as populações indígenas estejam abandonadas e vivendo desprotegidas e a mercê de garimpeiros e autoridades omissas. O q assistimos é um massacre, um crime, o sofrimento p estas populações. É a nossa violação e perda.

  2. Este governo vem repetindo o mesmo genocídio indígena que ocorreu mo período da ditadura de 1964/1985. Invasões de TIS, violência contra os povos originários, assassinatos, contaminação dos rios, devastação da mata. O governo Bolsonaro repete as violações cometidas durante a ditadura militar

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.