“Lula está entregando a Amazônia para os países ricos”, diz Alessandra Munduruku

Uma das maiores lideranças femininas da Amazônia criticou as contradições do presidente, em visita a comunidades dos rios Tapajós e Arapiuns. Ela denunciou a privatização dos rios para beneficiar o agro. Já o povo Tupinambá afirma que foi excluído da agenda.

O presidente Lula durante visita à aldeia Vista Alegre do Capixauã na Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns (Foto: Ricardo Stuckert / PR).
Amazonia Real Publicado em: 04/11/2025 às 18:14
Por da Amazônia Real
Citações
“Mesmo o presidente Lula andando com os povos indígenas, mesmo que o presidente Lula às vezes demarque uma terra ou duas terras indígenas como ele vem fazendo, parece que ele está na contramão. Parece que, se ele dá uma terra, você tem que dar o seu rio, sua floresta em troca. E não adianta falar pelo nome do meio ambiente, não adianta falar pelos povos indígenas, se ele está entregando a Amazônia para os países ricos - Alessandra Munduruku

 
Nicoly
Nicoly Ambrosio

É jornalista formada pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e fotógrafa independente na cidade de Manaus. Como repórter, escreve sobre violações de direitos humanos, conflitos no campo, povos indígenas, populações quilombolas, racismo ambiental, cultura, arte e direitos das mulheres, dos negros e da população LGBTQIAPN+ do Norte. Em seu trabalho fotográfico, utiliza suportes analógicos, digitais e experimentais para registrar cenas da Amazônia urbana e de manifestações artísticas de rua marginalizadas, como a pixação e o graffiti. Desde 2018, participa de exposições de arte independentes e coletivas em Manaus. Já expôs trabalhos fotográficos no 10º Festival de Fotografia de Tiradentes (Tiradentes/MG, 2020) e na Galeria do Largo – Espaço Mediações (Manaus/AM, 2020). Recebeu o 1º Prêmio Neusa Maria de Jornalismo (2020), o Prêmio Sebrae de Jornalismo – AM na categoria Texto (2024) e o Prêmio Megafone de Ativismo na categoria Reportagem de Mídia Independente (2025). De 2020 a 2022, participou do projeto de Treinamento no Jornalismo Independente e Investigativo da Amazônia Real.

DOE PARA A AMAZÔNIA REAL

Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.

2 Comentários

  1. Sandra Profili disse:

    Mesmo sendo muito longe (Europa) a situação dos povos originais sempre me preocupou.
    O artigo é muito interessante, ele mostra uma situação muito mais complicada e preocupante do que as fotos de Lula trabalhando, brincando e sorrindo com os “índios” queriam testemunhar.

  2. MARCO ANTONIO CORREA MOTA disse:

    O o texto tá uma porrada. Que delícia ler algo assim. Muito bem feito. Parabéns

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.