×
Povos Indígenas

Vale do Javari: “Não brigamos por terra com os Korubo, isso é uma invenção da Funai”, diz Marke Matís

Amazonia Real Por Kátia Brasil Publicado em: 16/02/2016 às 17:42
Kátia
Kátia Brasil

Kátia Brasil é co-fundadora e editora executiva da agência de jornalismo independente e investigativo Amazônia Real, com sede em Manaus (AM). Formada pela Faculdade Hélio Alonso, no Rio de Janeiro, é radicada na Amazônia desde os anos 1990, onde trabalhou na TV Cultura e jornais O Globo, A Gazeta de Roraima, O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo. Entre os prêmios que ganhou estão o Esso Regional Norte 1991 e Women Journo Heroes (#JournoHeroes), da International Women’s Media Foundation (IWMF), em 2019. Ganhou o Prêmio Abraji de 2020 e o Comunique-se em 2021. Está na segunda posição dos +Premiados da Imprensa Brasileira 2021. É conselheira da Énois escola de jornalismo e do projeto Tornavoz. Integra o forbiddenstories.org ([email protected])

2 Comentários

  1. Nínguem pode se calar, nós somos indígenas conhecedores do nosso territórios, das terras, e das população das comunidades, e se comunicarmos entre nós, entendemos a nossa idioma materna. Na altura do protesto do que fizeram, é certo, é direitos de vocês, porque vocês são conhecem a realidade do seus povos do vale do rio javary. Ja nós sofremos em muitos e muitos tempos na mãos dos brancos, dominando e mandando na gentes, e no atual dias chegou a hora de nós mesmos assumirmos na frente com nosso povos “administrar com respeitos”, para buscarmos o que nosso povo precisa” somos capazes” e somos cidadãos conscientes”. Vamos a luta para conquistar nosso espaços em reservados em muitos tempos. Fato: Mario Tikuna – repres. Rede de jovens comunicadores do Alto Rio Solimões – REJICARS

  2. Neide.siqueira disse:

    Estou aqui me perguntando a quem interessa o conflito no Vale do javari? Num momento tão grave, para a política indígenista brasileira e os povos indígenas sofrem ataques nos seus direitos duramente conquistados? Madeireiros, ruralistas, invasores ilegais, ex funcionários que perderam os cargos?
    É direito, correto? jogar na lama o nome de servidores sem provas, só porque não concorda com a sua gestão? Ou porque contrariou determinados interesses?
    Todos tem o direito de manifestar,de mostrar indignação, os povos indígenas com toda certeza, o que me preocupa é o massacre de pessoas que sabemos que são honestos e que até pode ter cometido erros, mas qual gestor não cometeu? Afinal estamos todos aprendendo.A quem interessa o conflito no Vale do javari?

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.