Vale do Javari: “Não brigamos por terra com os Korubo, isso é uma invenção da Funai”, diz Marke Matís

| 16/02/2016 às 17:42

RELACIONADAS

 

Comentários

  1. Nínguem pode se calar, nós somos indígenas conhecedores do nosso territórios, das terras, e das população das comunidades, e se comunicarmos entre nós, entendemos a nossa idioma materna. Na altura do protesto do que fizeram, é certo, é direitos de vocês, porque vocês são conhecem a realidade do seus povos do vale do rio javary. Ja nós sofremos em muitos e muitos tempos na mãos dos brancos, dominando e mandando na gentes, e no atual dias chegou a hora de nós mesmos assumirmos na frente com nosso povos “administrar com respeitos”, para buscarmos o que nosso povo precisa” somos capazes” e somos cidadãos conscientes”. Vamos a luta para conquistar nosso espaços em reservados em muitos tempos. Fato: Mario Tikuna – repres. Rede de jovens comunicadores do Alto Rio Solimões – REJICARS

  2. Neide.siqueira disse:

    Estou aqui me perguntando a quem interessa o conflito no Vale do javari? Num momento tão grave, para a política indígenista brasileira e os povos indígenas sofrem ataques nos seus direitos duramente conquistados? Madeireiros, ruralistas, invasores ilegais, ex funcionários que perderam os cargos?
    É direito, correto? jogar na lama o nome de servidores sem provas, só porque não concorda com a sua gestão? Ou porque contrariou determinados interesses?
    Todos tem o direito de manifestar,de mostrar indignação, os povos indígenas com toda certeza, o que me preocupa é o massacre de pessoas que sabemos que são honestos e que até pode ter cometido erros, mas qual gestor não cometeu? Afinal estamos todos aprendendo.A quem interessa o conflito no Vale do javari?

Deixe seu comentário

Leitores e leitoras, seus comentários são importantes para o debate livre e democrático sobre os temas publicados na agência Amazônia Real. Comunicamos, contudo, que as opiniões são de responsabilidade de vocês. Há moderação e não serão aprovados comentários com links externos ao site, ofensas pessoais, preconceituosas e racistas. Agradecemos.

Translate »