×
Meio Ambiente

Sob calamidade da enchente, Acre expõe racismo ambiental

Amazonia Real Por Hellen Lirtêz Publicado em: 28/03/2023 às 14:47
Citações

“Em  2021 a água entrou mas conseguimos recuperar as coisas. Agora, nessa de 2023, perdemos quase tudo, só conseguimos salvar três colchões de solteiro, um deles é do meu irmão especial”, disse Rafaela de Albuquerque, moradora do Bairro da Paz.


“Em Rio Branco, sentimos na pele, literalmente muito mais, pois somos a cidade mais populosa do Estado, com maior número de construções não planejadas corretamente, com nossas nascentes, igarapés e olhos d’água sendo tampados e soterrados. E o principal, temos a menor porcentagem de floresta e áreas verdes ao redor”, disse Gabriela Souza, bióloga e pesquisadora.


Gabriela Antônia da Costa Souza, bióloga (Ufac), especialista em agricultura familiar (Ifac), cursa especialização em Planejamento, Organização e Sustentabilidade em Gestão (Ufac). É pesquisadora amazônida nas pautas de meio ambiente, agroecologia, raça, juventude, gênero e sexualidade. Atualmente, coordena o projeto Mulheres da Borracha, desenvolvido pela empresa Vert em parceria com a SOS Amazônia e o Instituto de Desenvolvimento Social.


Links


https://amazoniareal.com.br/amazonas-enfrenta-segunda-cheia-extrema-em-menos-de-um-ano/


https://www.conectas.org/noticias/de-que-forma-tragedias-climaticas-aprofundam-desigualdades-no-brasil/?gclid=CjwKCAjw_YShBhAiEiwAMomsEMJnwmWMMu4dD7lXPR11MUwPDa9jacoLt8XSDY1lgJnlxV7j2ubyMBoCS18QAvD_BwE


 

 
Local de Cobertura
Hellen
Hellen Lirtêz

Hellen Lirtêz é jornalista acreana formada pela Universidade Federal do Estado do Acre. Pesquisa o racismo ambiental, é ativista racial e afro-índigena. Trabalhou na assessoria da Fundação de Cultura do Estado, na Fundação de Cultura Elias Mansour. Atualmente trabalha no Observatório Socioambiental do Acre, projeto da SOS Amazônia. Começou a colaborar com a da Amazônia Real em 2023.

2 Comentários

  1. Flavia disse:

    Muito interessante esse assunto eu nunca ouvir falar em racismo ambiental essa pauta tem que ser trabalhada pelo nosso publico.

  2. Parabéns pelo trabalho! É urgente pautarmos e levarmos essa temática para dentro das salas de aulas!

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.