×
Meio Ambiente

Povos indígenas são os mais impactados pelas cheias extremas e mudanças climáticas no Acre

Amazonia Real Por Fabio Pontes Publicado em: 30/03/2022 às 20:26
Citações

“Nas aldeias a situação está muito precária. Ano passado a enchente foi muito grande, acabou com todo o nosso roçado, os legumes. A gente conseguiu umas cestas básicas com o pessoal da Funai, o pessoal da igreja e da Coiab que nos ajudou. Aí veio o verão, fizemos os roçados, as plantações, mas agora veio outra enchente e levou tudo de novo”.”


 

José Correia Tunumã - cacique Jaminawa


“Estes eventos não eram comuns com esta regularidade. Isso é muito complicado porque os indígenas nem tão sabendo como é que se comportam, pois como tem muita alteração dos ciclos naturais de chuva, então isso também está muito confuso pra eles.”


Vera Olinda - coordenadora-executiva CPI-Acre

Fabio
Fabio Pontes

Fabio Pontes é jornalista acreano, há mais de uma década escrevendo, desde a Amazônia, sobre meio ambiente, povos indígenas e comunidades extrativistas, crises migratórias, mudanças climáticas (enchentes e secas severas) e a política regional. Já produziu reportagens para os principais veículos de imprensa do Acre e do país. Desde 2016 escreve para a Amazônia Real. Twitter: @fabiospontes

1 Comentário

  1. TAUMATURGO Peres de Almeida disse:

    Não muito distante quando alertando as autoridades acreana sobre atenção relativos a água de nossos rios, qua se falava ecologia seria somente as florestas já em 2000 eu alertava ( e a água?) Redigi sobre políticas de recursos hídricos relativos a Política nacional de recursos hídricos, sugerindo se criar a Secretária estadual das águas no estado.
    Mais não somente para se fazer políticas de eleições partidárias, mais para estudarmos sobre o potencial hídrico de nossas regiões andinas amazônica, em 2002 no Teatro Amazônico da tv Amazonas alertei ser nossa região uma região que precisava está sendo monitorada cientificamente por estarmos amontante para a bacia amazônica e nossos rios apesar de não serem os mais caudalosos eram de importância para a bacia amazônica principalmente na sua formação hidrográfica.
    Isto por ocasião do fórum a caravana das águas em Manaus o que não passou de palanque político no chamado ” Encontro da águas para os povos da Amazônia ‘
    Continuei sendo apenas usado sem importância no contexto para sua construção do saber, e meus projetos de Dissertação sobre a bacia do rio Acre, seria o início de investigação para maiores conhecimento deste tema, porém devido o descaso político terminei por não por adiante algo que somente ficaria nós arquivos da biblioteca da UFSC como as dissertações do professor Jairo, Edigardo Latrobessa, Socorro Mais e tantos outros que continuam como arquivos.
    Deus salve os povos da Amazônia.

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.