“Em 2019 era um contexto, agora em 2021 é outro, esses desmandos, essas arbitrariedades, dificultam por demais qualquer atividade amistosa. Eu não quero cumprimentar essas mãos, nem com punho fechado. O reconhecimento, o mérito é uma coisa, as mãos de quem passa isso para você é outra coisa. Eu não posso separar quem me outorga daquilo que me é outorgado”, disse Alfredo Wagner Berno de Almeida.
“A homenagem oferecida por um Governo Federal que não apenas ignora a ciência mas ativamente boicota as recomendações da epidemiologia e da saúde coletiva, não é condizente com nossas trajetórias científicas. Em solidariedade aos colegas que foram sumariamente excluídos da lista de agraciados, e condizentes com nossa postura ética, renunciamos coletivamente a essa indicação”, diz em nota, os cientistas.
Vindo desse desgoverno eu tb recusaria com certeza
Importante essa divulgação contra mais um ataque do presidente da República contra a educação e a ciência em nosso país, excluindo cientistas que estão dando contribuição à ciência e à promoção da vida no país. Muito ético o comportamento dos demais cientistas que se recusaram a receber a homenagem pelas mãos de quem só tem denegrido, depreciado e negado a ciência no Brasil.
Parabéns Jullie, magnífica matéria.