Política

Cientistas recusam homenagem do governo, após Bolsonaro excluir pesquisadores da Amazônia

Amazonia Real Por Jullie Pereira Publicado em: 07/11/2021 às 16:30
Cientistas recusam homenagem do governo, após Bolsonaro excluir pesquisadores da Amazônia
Citações

“Em 2019 era um contexto, agora em 2021 é outro, esses desmandos, essas arbitrariedades, dificultam por demais qualquer atividade amistosa. Eu não quero cumprimentar essas mãos, nem com punho fechado. O reconhecimento, o mérito é uma coisa, as mãos de quem passa isso para você é outra coisa. Eu não posso separar quem me outorga daquilo que me é outorgado”, disse Alfredo Wagner Berno de Almeida.


 

“A homenagem oferecida por um Governo Federal que não apenas ignora a ciência mas ativamente boicota as recomendações da epidemiologia e da saúde coletiva, não é condizente com nossas trajetórias científicas. Em solidariedade aos colegas que foram sumariamente excluídos da lista de agraciados, e condizentes com nossa postura ética, renunciamos coletivamente a essa indicação”, diz em nota, os cientistas.


 

Jullie
Jullie Pereira

Jullie Pereira é jornalista manauara formada pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Em 2020 fundou a Abaré, organização com foco no jornalismo local e educação midiática, com sede em Manaus. Já publicou na Folha, Uol TAB e foi treinee do Estadão. Em Manaus, tem passagem pelo Grupo Rede Amazônica e pelo site Amazonas Atual. Suas coberturas são voltadas para os direitos humanos, educação, política e cultura.

2 Comentários

  1. Elvira Eliza França disse:

    Importante essa divulgação contra mais um ataque do presidente da República contra a educação e a ciência em nosso país, excluindo cientistas que estão dando contribuição à ciência e à promoção da vida no país. Muito ético o comportamento dos demais cientistas que se recusaram a receber a homenagem pelas mãos de quem só tem denegrido, depreciado e negado a ciência no Brasil.

  2. Juarez Silva disse:

    Parabéns Jullie, magnífica matéria.

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.

RELACIONADAS