Comunidades quilombolas do Rio Andirá aguardam título de terra no Amazonas

A origem do quilombo está na fuga da escravidão de Benedito Rodrigues da Costa e seu três irmãos para a Amazônia, em 1878 (Foto: Alex Xamango/Acervo)   Vandré Fonseca, especial para Amazônia Real Manaus (AM) – Os descendentes de Benedito […]

Barreirinha, AM 20/11/2015 - No dia da Consciência Negra, reunimos com a companheirada quilombola das comunidades remanescentes de quilombos do Rio Andirá, lá no município de Barreirinha, no Território da Cidadania do Baixo Amazonas. Nosso encontro com os quilombolas foi a convite da Federação dos Quilombolas de Barreirinha, instituição que congrega as cinco comunidades de remanescentes de quilombo naquele município: Santa Tereza do Matupiri, Ituquara, Trindade, São Pedro e Boa Fé. O encontro aconteceu na comunidade de Santa Tereza do Matupiri, a maior comunidade quilombola do Amazonas. (Foto Alex Xamango)
Amazonia Real Por Amazônia Real Publicado em: 12/10/2017 às 18:30
Amazonia
Amazônia Real

A agência de jornalismo independente e investigativo Amazônia Real é uma organização sem fins lucrativos, criada por jornalistas mulheres em 20 de outubro de 2013, em Manaus, no Amazonas, Norte do Brasil. Sua missão é fazer jornalismo ético e investigativo, pautado nas questões da Amazônia e de seu povo. A linha editorial é voltada à defesa da democratização da informação, da liberdade de expressão, da liberdade de imprensa e dos direitos humanos. ([email protected])

DOE PARA A AMAZÔNIA REAL

Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.

2 Comentários

  1. Isabella Faria disse:

    Estou fazendo um trabalho de história sobre a comunidade Trindade, a sua matéria é muito boa, me ajudou demais, obrigada por contar tão bem a história deste povo.

  2. Philippe Waldhoff disse:

    Gostei da matéria sobre os quilombolas do rio Andirá. Uma conquista legítima desse povo dos quilombos.

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.