A Amazônia segundo Lúcio Flávio Pinto

E depois da seca?

Amazonia Real Por Lúcio Flávio Pinto Publicado em: 16/10/2023 às 09:20

DOE PARA A AMAZÔNIA REAL

Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.

Lúcio Flávio
Lúcio Flávio Pinto

Lúcio Flávio Pinto é jornalista desde 1966. Sociólogo formado pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo, em 1973. Editor do Jornal Pessoal, publicação alternativa que circula em Belém (PA) desde 1987. Autor de mais de 20 livros sobre a Amazônia, entre eles, Guerra Amazônica, Jornalismo na linha de tiro e Contra o Poder. Por seu trabalho em defesa da verdade e contra as injustiças sociais, recebeu em Roma, em 1997, o prêmio Colombe d’oro per La Pace. Em 2005 recebeu o prêmio anual do Comittee for Jornalists Protection (CPJ), em Nova York, pela defesa da Amazônia e dos direitos humanos. Lúcio Flávio é o único jornalista brasileiro eleito entre os 100 heróis da liberdade de imprensa, pela organização internacional Repórteres Sem Fronteiras em 2014. Acesse o novo site do jornalista aqui www.lucioflaviopinto.com.

4 Comentários

  1. Luiz Carlos de Freitas disse:

    Porque não aproveitar este período para fincar estacas de sinalização ao longo de toda a margem seca? Acho que seria muito útil para o futuro até para sinalização de navegação. Se temos limão ” façamos limonada”.

  2. Ana disse:

    Esse assunto deveria ter mais reconhecimento, é uma catástrofe ambiental o que está acontecendo na Amazônia. Essa seca é a pior da história, e a previsão é que as próximas sejam ainda mais danosas para todos. Políticas ambientais têm que ser feitas agora, os políticos têm que se movimentar, temos pouco tempo para mitigar esses efeitos da mudança climática, e isso deve ser mais falado por todos, de todo o mundo.

  3. Vitor disse:

    Parabéns ao autor do texto, extremamente sensato e perfeito. Quiçá o brasileiro pudesse entender a real importância da Amazônia…

  4. Hugo Penteado disse:

    Muito triste e assustador. Manaus debaixo de fumaça de queimadas porque os fiscais ficaram sem as hidrovias. As pessoas realmente acham que vamos sobreviver sem a Amazônia. Não vamos. Sem a Amazônia todos estaremos mortos.

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.