Povos Indígenas

Garimpeiros defendem ilegalidade e gritam “Fora PT” durante visita de comissão de parlamentares

Amazonia Real Por Yara Walker Publicado em: 13/05/2022 às 17:55
Garimpeiros defendem ilegalidade e gritam “Fora PT” durante visita de comissão de parlamentares
Citações
“O garimpo causa impacto na vida do Yanomami que estão sendo atacados. Nós prezamos pela legalidade e constitucionalidade. Recebemos dos órgãos uma série de dados, que não é uma questão de garimpeiros contra indígenas, mas sim quem financia esta exploração. Isso merece ser investigado. Existe um grupo muito forte por trás e é necessário que se freie a violência"

Joenia Wapichana
Yara
Yara Walker

Yara Walker é roraimense da etnia Macuxi. Graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade Federal de Roraima (UFRR). Atua há mais de três anos como repórter de website, com ênfase em pautas feministas e indígenas. Já atuou como produtora, assistente de fotografia, fotógrafa e diretora de documentário.

1 Comentário

  1. Davilson Brasileiro disse:

    A Polícia Federal já deve ter as informações, que o garimpo ilegal é patrocinado pelo poder econômico, político, judiciário e polícias locais, são quem tem o poder e mandam no Estado. Além disso, também devem saber, que o narcotráfico internacional e nacional, também estão financiando e administrando os garimpos ilegais, que se prestam a lavar o dinheiro sujo da droga com o ouro, que dificilmente pode ser rastreado, os mesmos aviões que trazem a droga, levam o ouro embora, sem fiscalização, controle ou pagamento de impostos. É um verdadeiro atentado a soberania nacional, que deveria ser tratado como questão de Estado e combatido prontamente pelas Forças Armadas, mas, parece que outros interesses prevalecem. E não são os interesses dos garimpeiros, que tem muito pouca instrução e são cooptados para esse subemprego em condições análogas à escravidão, e ainda agradecem! Num Estado onde a única cidade média é Rio Branco, não parece ser muito complicado, monitorar e rastrear a venda de gasolina de avião, diesel, aeronaves, pilotos, técnicos de manutenção de aviões e maquinário pesado, venda de retroescavadeiras, geradores, compra e venda de ouro, para encontrar os verdadeiros mandantes e os donos desse negócio criminoso e ilegal! É só querer!

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.