×
Política

Governo Temer muda chefia da Funai após críticas à Rio 2016. Demissão repercute na ONU

Amazonia Real Por Elaíze Farias Publicado em: 20/09/2016 às 23:32
Elaíze
Elaíze Farias

Cofundadora da Agência Amazônia Real e editora de conteúdo. É referência em reportagens sobre povos originários, populações tradicionais, denúncias de violações de direitos territoriais e direitos humanos, crise climática, violências socioambientais e impactos de grandes empreendimentos na natureza e nas populações amazônicas. Entre as premiações recebidas, está o Prêmio Imprensa Embratel de 2013. Em 2021, foi homenageada no 16º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), junto com Kátia Brasil, também fundadora da Amazônia Real. Em 2022, recebeu o Prêmio Especial Vladimir Herzog. É jornalista formada pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

3 Comentários

  1. A Organização OSCIP GUARANY, do Reserva Tekoha Guarani, com organização legalmente constituída, vem esclarecer publicamente, que tem feitos várias denúncias explicando que a FUNAI é uma REDE legalmente constituída para roubar, matar e destruir o Brasil, utilizando o nome “índios”. O Brasil é louco e Deus não terá complacência de este país por utilizar o seu nome em vão e por matar milhares de inocentes. ACORDA BRASIL DO SEU BERÇO ESPLÊNDIDO. Ou ouva hina!

  2. Eraldo de Vasconcelos Leite disse:

    Acho muito interessante, Grupos Indígenas, manipulados por ONGs , petistas que ainda atuam dentro da FUNAI, Pois é sou servidor a mais de 30 anos e trabalho na CTL Recife no Estado de Pernambuco.Esfacelada pelo desgoverno do PT..Porque será que só agora depois de 09 anos de total sucateamento iniciado na gestão do ex- presidente Macio Meira, tentam passar uma imagem negativa ao governo atual, que teve inicio no dia 12 de Maio de 2016, com tumultuadas manifestações,provocada pela insatisfação dos petistas no poder e com toda certeza perderão essas boquinhas, que esta enraizada em todo o Brasil.Vou da um exemplo só aqui em nosso estado,Acabaram com os postos indígenas com prédios próprios,, e criaram CTLs em substituição, através de um Decreto malfadado e maquiavélico 7056. , No Decreto existe de Direito, agora a onde ficam essas CTLs.? Pois é nem eu sei.. Nunca vi manifestações dessas ONGs contra esse esfacelamento. E agora, o que dizer, disso tudo, Sempre quiseram colocar um índio para presidir a FUNAI, porém quem eles indicassem. Agora chegou a hora e a vez de um índio com larga experiência junto aos índios, experiência de comando e por aí vai, é só ler o seu histórico, O General Franklimberg Freitas, tem todo esse perfil , para assumir a Presidência da FUNAI, e tenho certeza que a FUNAI estaria em boas mãos, Gente o governo mudou e devemos respeitar a indicação do Presidente Temer, se é que estamos mesmo preocupados com o destino da FUNAI.. Eu estou e espero que as lideranças indígenas sofridas em suas Etnias reflitam e conheçam a vida profissional de um Índio da Etnia Mura Franklimberg, Freitas. Um verdadeiro vencedor. Portanto eu apoio o nome de um índio para presidente da FUNAI,

  3. Índios do Brasil disse:

    É tudo farinha do mesmo do saco. Artur Nobre Mendes, era o presidente, mesmo servidor do quadro, ideologicamente alinhado aos tucanos e ONGs junto com outros grupos internos de servidores e apadrinhados políticos que a exemplo dos Procuradores de Curitiba dizem ser “técnicos” em suas medidas, como o power point, mas na verdade sempre estiveram associados a especulação fundiária e a bancada ruralista, são indigenistas neoliberais. Infelizmente, o governo Lula e Dilma empoderaram essa gente que usou mascaras para disfarçar e ajudou na paralisação das demandas de demarcação principalmente nas áreas em conflito com o agronegócio, a mineração, usinas hidrelétricas e especulação fundiária. Artur e seus asseclas e associados travestidos de “técnicos” certamente estará pronto para servir o Agostinho e o governo Temer. O movimento indígena teve que engolir isso durante os 13 anos e ainda ter que defender a funai dos ataques da bancada ruralista, mas agora as mascaras cairam e a borduna vai esquentar e a flecha vai mirar, quando na verdade os inimigos que travam tudo e aparelham politicamente funai para o agronegócio sempre estiveram lá dentro e foram fortalecidos nesses anos. Isso foi a cara da conciliação da esquerda que entregou a funai para os ruralistas faz tempo. A questão da CPI e do ataque do agronegócio e da bancada ruralista é pura jogo de cena para tirar o foco do verdadeiro problema!!! sempre foi. Muitas das questões de demarcação e de reconhecimento de direitos dos povos indígenas só se agilizam porque está tudo judicializado pela 6a. Câmara do Ministério Público Federal obrigando a funai a cumprir determinações judiciais para demarcar as terras indígenas!! Sem isso a funai não funcionaria!!!! Diga-se de passagem que a única pessoa que se tornou presidente da FUNAI no governo dilma e saiu fora foi a marta azevedo, grande pesquisadora e antropóloga, porque deram as regras do jogo, e ela não aceitou!!! ela queria dar enfrentamento!!! Sobre as denúncias na ONU, elas são o resultado da política indigenista do PT que marginalizou a questão e não enfrentou os interesses dos adversários dos povos indígenas, mas deixou os coxinhas da funai fazerem o serviço (Gilberto Carvalho da Casa Civil de Dilma que o diga) o governo Temer apenas dará prosseguimento a política indigenista que está em vigor, perseguindo e criminalizando as lutas dos povos indígenas. Tá na hora do movimento indígena radicalizar!!

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.