Governo Temer muda chefia da Funai após críticas à Rio 2016. Demissão repercute na ONU

| 20/09/2016 às 23:32

RELACIONADAS

 

Comentários

  1. A Organização OSCIP GUARANY, do Reserva Tekoha Guarani, com organização legalmente constituída, vem esclarecer publicamente, que tem feitos várias denúncias explicando que a FUNAI é uma REDE legalmente constituída para roubar, matar e destruir o Brasil, utilizando o nome “índios”. O Brasil é louco e Deus não terá complacência de este país por utilizar o seu nome em vão e por matar milhares de inocentes. ACORDA BRASIL DO SEU BERÇO ESPLÊNDIDO. Ou ouva hina!

  2. Eraldo de Vasconcelos Leite disse:

    Acho muito interessante, Grupos Indígenas, manipulados por ONGs , petistas que ainda atuam dentro da FUNAI, Pois é sou servidor a mais de 30 anos e trabalho na CTL Recife no Estado de Pernambuco.Esfacelada pelo desgoverno do PT..Porque será que só agora depois de 09 anos de total sucateamento iniciado na gestão do ex- presidente Macio Meira, tentam passar uma imagem negativa ao governo atual, que teve inicio no dia 12 de Maio de 2016, com tumultuadas manifestações,provocada pela insatisfação dos petistas no poder e com toda certeza perderão essas boquinhas, que esta enraizada em todo o Brasil.Vou da um exemplo só aqui em nosso estado,Acabaram com os postos indígenas com prédios próprios,, e criaram CTLs em substituição, através de um Decreto malfadado e maquiavélico 7056. , No Decreto existe de Direito, agora a onde ficam essas CTLs.? Pois é nem eu sei.. Nunca vi manifestações dessas ONGs contra esse esfacelamento. E agora, o que dizer, disso tudo, Sempre quiseram colocar um índio para presidir a FUNAI, porém quem eles indicassem. Agora chegou a hora e a vez de um índio com larga experiência junto aos índios, experiência de comando e por aí vai, é só ler o seu histórico, O General Franklimberg Freitas, tem todo esse perfil , para assumir a Presidência da FUNAI, e tenho certeza que a FUNAI estaria em boas mãos, Gente o governo mudou e devemos respeitar a indicação do Presidente Temer, se é que estamos mesmo preocupados com o destino da FUNAI.. Eu estou e espero que as lideranças indígenas sofridas em suas Etnias reflitam e conheçam a vida profissional de um Índio da Etnia Mura Franklimberg, Freitas. Um verdadeiro vencedor. Portanto eu apoio o nome de um índio para presidente da FUNAI,

  3. Índios do Brasil disse:

    É tudo farinha do mesmo do saco. Artur Nobre Mendes, era o presidente, mesmo servidor do quadro, ideologicamente alinhado aos tucanos e ONGs junto com outros grupos internos de servidores e apadrinhados políticos que a exemplo dos Procuradores de Curitiba dizem ser “técnicos” em suas medidas, como o power point, mas na verdade sempre estiveram associados a especulação fundiária e a bancada ruralista, são indigenistas neoliberais. Infelizmente, o governo Lula e Dilma empoderaram essa gente que usou mascaras para disfarçar e ajudou na paralisação das demandas de demarcação principalmente nas áreas em conflito com o agronegócio, a mineração, usinas hidrelétricas e especulação fundiária. Artur e seus asseclas e associados travestidos de “técnicos” certamente estará pronto para servir o Agostinho e o governo Temer. O movimento indígena teve que engolir isso durante os 13 anos e ainda ter que defender a funai dos ataques da bancada ruralista, mas agora as mascaras cairam e a borduna vai esquentar e a flecha vai mirar, quando na verdade os inimigos que travam tudo e aparelham politicamente funai para o agronegócio sempre estiveram lá dentro e foram fortalecidos nesses anos. Isso foi a cara da conciliação da esquerda que entregou a funai para os ruralistas faz tempo. A questão da CPI e do ataque do agronegócio e da bancada ruralista é pura jogo de cena para tirar o foco do verdadeiro problema!!! sempre foi. Muitas das questões de demarcação e de reconhecimento de direitos dos povos indígenas só se agilizam porque está tudo judicializado pela 6a. Câmara do Ministério Público Federal obrigando a funai a cumprir determinações judiciais para demarcar as terras indígenas!! Sem isso a funai não funcionaria!!!! Diga-se de passagem que a única pessoa que se tornou presidente da FUNAI no governo dilma e saiu fora foi a marta azevedo, grande pesquisadora e antropóloga, porque deram as regras do jogo, e ela não aceitou!!! ela queria dar enfrentamento!!! Sobre as denúncias na ONU, elas são o resultado da política indigenista do PT que marginalizou a questão e não enfrentou os interesses dos adversários dos povos indígenas, mas deixou os coxinhas da funai fazerem o serviço (Gilberto Carvalho da Casa Civil de Dilma que o diga) o governo Temer apenas dará prosseguimento a política indigenista que está em vigor, perseguindo e criminalizando as lutas dos povos indígenas. Tá na hora do movimento indígena radicalizar!!

Deixe seu comentário

Leitores e leitoras, seus comentários são importantes para o debate livre e democrático sobre os temas publicados na agência Amazônia Real. Comunicamos, contudo, que as opiniões são de responsabilidade de vocês. Há moderação e não serão aprovados comentários com links externos ao site, ofensas pessoais, preconceituosas e racistas. Agradecemos.

Translate »