Servidores anunciam greve contra presidente da Funai

Indigenistas exigem que Marcelo Xavier se retrate de “difamações” e “inverdades” feitas contra Bruno Pereira, e, em dossiê, mostram que militarização do órgão tem o objetivo de desmantelar a proteção dos povos indígenas; paralisação deve ser deflagrada nesta terça-feira (14) […]

DF - JORNALISTA/INDIGENISTA/ATO-VIGÍLIA/BRASÍLIA - GERAL - Manifestantes realizam um ato-vigília em frente à sede da Fundação Nacional do Índio (Funai), em Brasília, na noite desta terça-feira, 7, após o desaparecimento do indigenista e servidor da Funai, Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips durante viagem de barco na Amazônia, no domingo (5). O Comando Militar da Amazônia e a Marinha do Brasil mobilizaram hoje dois helicópteros para reforçar as buscas por Bruno e Phillips, colaborador do jornal The Guardian. Eles desapareceram no Vale do Javari, próximo à fronteira com o Peru, no domingo, depois de receberem ameaças, e ainda não foram localizados. 07/06/2022 - Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO
Amazonia Real Por Cristina Ávila Publicado em: 13/06/2022 às 20:00
Citações

“Os militares têm um discurso de proteção das fronteiras, mas as terras indígenas estão invadidas e as fronteiras sendo violadas em sua soberania e eles não estão nem aí”, denuncia o coordenador do dossiê, Fernando Fedola Vianna, presidente da INA. 


Links


https://amazoniareal.com.br/genocidio-indigena/


https://amazoniareal.com.br/stf-retoma-julgamento-do-marco-temporal/


https://amazoniareal.com.br/bolsonaro-ignora-ato-pela-terra/


https://amazoniareal.com.br/bancada-bolsonarista-na-ccj-aprova-projeto-de-lei-que-muda-regras-da-demarcacao-indigena/


 

https://apiboficial.org/2021/10/05/apib-e-dpu-pedem-afastamento-do-presidente-da-funai-na-justica/


 
Local de Cobertura
Cristina
Cristina Ávila

Cristina Ávila fez comunicação na PUCRS e iniciou o jornalismo em pequenos diários de Porto Velho, em Rondônia, onde foi atraída por coberturas sobre meio ambiente, questões indígenas e movimentos sociais. Por mais de duas décadas trabalhou em redações de jornais, especialmente no Correio Braziliense. Em Brasília, entre 2009 e 2015 trabalhou no Ministério do Meio Ambiente, responsável por assuntos como mudanças climáticas e políticas públicas relacionadas a desmatamento. Nesse período teve oportunidade de prestar algumas consultorias ao PNUD. Atualmente atua na imprensa alternativa.

DOE PARA A AMAZÔNIA REAL

Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.

1 Comentário

  1. Luiz Cruz Villares disse:

    Parabéns pela reportagem! Muito informativa sobre a gestão anti-indigenista em curso na FUNAI. Obrigado!

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.