Povos Indígenas

Coronavírus: Indígenas que vivem na cidade são classificados como “brancos” no Amazonas

Amazonia Real Por Elaíze Farias Publicado em: 16/04/2020 às 18:54

DOE PARA A AMAZÔNIA REAL

Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.

Elaíze
Elaíze Farias

Cofundadora da Agência Amazônia Real e editora de conteúdo. É referência em reportagens sobre povos originários, populações tradicionais, denúncias de violações de direitos territoriais e direitos humanos, crise climática, violências socioambientais e impactos de grandes empreendimentos na natureza e nas populações amazônicas. Entre as premiações recebidas, está o Prêmio Imprensa Embratel de 2013. Em 2021, foi homenageada no 16º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), junto com Kátia Brasil, também fundadora da Amazônia Real. Em 2022, recebeu o Prêmio Especial Vladimir Herzog. É jornalista formada pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

5 Comentários

  1. Valdir Martins Freire disse:

    Parabéns pelo trabalho, bem esclarecido, bem divulgado muito bem elaborado. É preciso que chegue as autoridades de bom censo em que possam fazer algo de melhorias nas comunidades indígenas e olhar com mais atenção há esses povos que clamam tanto pelos seus Direitos!

  2. Renato Gtancisco Xavier disse:

    Essa matéria é esplêndida e muito esclarecedora.

  3. Renato Sanchez disse:

    Parabéns a todos do a Amazônia Real,,, Sou arquiteto e indigenista e trabalho ha 35 anos com comunidades indígenas brasileiras … Vocês fizeram o melhor trabalho de entrevistas, pesquisa e informações sobre a Amazônia e esta terrível crise da pandemia do Coronavirus e sobre o Êxodo Indígena .. Excelente trabalho contribuição para o Brasil se conhecer.
    Obrigado… Sucesso para vocês..

  4. Osni Dias disse:

    É preciso cobrar as autoridades para que as providências sejam tomadas. Não é possível que a verba dedicada à Saúde e Assistência Social não chegue a quem precisa. Realmente é necessário um trabalho forte e dinâmico de comunicação nas comunidades para chegar aos grandes centros e o apoio de parentes engajados com visibilidade nacional. Parabéns à Amazônia Real pelo trabalho.

  5. MARCIA NUNES MACIEL - Mura disse:

    Essa matéria é muito importante para chamar a responsabilidade do estado em cumprir com sua obrigação. É preciso urgente medias específicas para indígenas das aldeias, dos grupos isolados e da cidade para o combate do corona vírus. O apagamento histórico aos indígenas feito pelo estado não pode se efetivar com o apagamento total dos indígenas que vivem na cidade.

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.