×
Povos Indígenas

Brasil é denunciado na ONU por violações aos direitos dos indígenas

Amazonia Real Por Cristina Ávila Publicado em: 06/04/2022 às 21:08
Citações
“Seus países financiam a compra de ouro, bois e galinhas que estão nos matando. Financiam mortes na minha terra, onde a Funai (Fundação Nacional do Índio), que deveria ser de proteção, entrega nossas terras para o agronegócio. Está acontecendo um ecocídio no Brasil”, resumiu o advogado Eliésio Marubo, representante da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja).

Links:

https://amazoniareal.com.br/atl-quer-1-milhao-de-assinaturas-contra-o-pl-191/

https://amazoniareal.com.br/marco-temporal/

https://g1.globo.com/politica/noticia/2022/04/06/carmen-lucia-vota-para-governo-elaborar-novo-plano-de-combate-ao-desmatamento-na-amazonia.ghtml

https://amazoniareal.com.br/voto-anti-indigena-de-nunes-marques/

https://amazoniareal.com.br/julgamento-do-caso-xokleng-ameaca-mais-de-800-terras-indigenas/

https://amazoniareal.com.br/alessandra-munduruku-sofre-ataque-politico-apos-chegar-da-cop26/

https://amazoniareal.com.br/povos-indigenas-se-mobilizam-no-acampamento-terra-livre-contra-ataques-de-bolsonaro/

https://amazoniareal.com.br/atl-quer-1-milhao-de-assinaturas-contra-o-pl-191/

https://apiboficial.org/atl2022
Local de Cobertura
Cristina
Cristina Ávila

Cristina Ávila fez comunicação na PUCRS e iniciou o jornalismo em pequenos diários de Porto Velho, em Rondônia, onde foi atraída por coberturas sobre meio ambiente, questões indígenas e movimentos sociais. Por mais de duas décadas trabalhou em redações de jornais, especialmente no Correio Braziliense. Em Brasília, entre 2009 e 2015 trabalhou no Ministério do Meio Ambiente, responsável por assuntos como mudanças climáticas e políticas públicas relacionadas a desmatamento. Nesse período teve oportunidade de prestar algumas consultorias ao PNUD. Atualmente atua na imprensa alternativa.

1 Comentário

  1. Elvira Eliza França disse:

    Muito importante esses registros, dando visibilidade para os indígenas dizerem o que estão sofrendo, com a invasão de suas terras. Nós estamos sensíveis à guerra na Ucrânia, mas não percebemos que algo similar acontece nas terras indígenas, com suas terras invadidas e destruídas também. Parabéns.

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.