Brasil é julgado por violações contra quilombolas de Alcântara

O julgamento histórico na Corte Interamericana de Direitos Humanos está relacionado à instalação do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), que removeu mais de 300 famílias quilombolas da região durante o regime militar. Na imagem acima, o centro de lançamento […]

Centro de Lançamento de Alcântara é a denominação da segunda base de lançamento de foguetes da Força Aérea Brasileira
Amazonia Real Publicado em: 26/04/2023 às 14:47
Por da Amazônia Real
Citações

“As nossas crianças estão traumatizadas. Moramos em um quilombo que nunca tinha acontecido algo desse tipo, de você estar ali na sua comunidade vivendo uma vida boa, trabalhando e lutando, e chegam os militares atirando bala de borracha dentro da tua terra. Eles têm que pagar pelo o que fizeram. Não fere só o corpo, fere também a nossa dignidade”


Moisés Costa, quilombola.


Links

https://amazoniareal.com.br/a-luta-dos-remanescentes-de-quilombos-em-alcantara/


https://amazoniareal.com.br/quilombolas-de-alcantara-estao-apreensivos-com-decisao-do-governo-que-libera-base-espacial-aos-eua/


https://amazoniareal.com.br/justica-suspende-despejo-de-quilombolas-em-alcantara-e-impoe-derrota-ao-governo-bolsonaro/


https://amazoniareal.com.br/quilombo-vista-alegre/


 
Local de Cobertura
Nicoly
Nicoly Ambrosio

É jornalista formada pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e fotógrafa independente na cidade de Manaus. Como repórter, escreve sobre violações de direitos humanos, conflitos no campo, povos indígenas, populações quilombolas, racismo ambiental, cultura, arte e direitos das mulheres, dos negros e da população LGBTQIAPN+ do Norte. Em seu trabalho fotográfico, utiliza suportes analógicos, digitais e experimentais para registrar cenas da Amazônia urbana e de manifestações artísticas de rua marginalizadas, como a pixação e o graffiti. Desde 2018, participa de exposições de arte independentes e coletivas em Manaus. Já expôs trabalhos fotográficos no 10º Festival de Fotografia de Tiradentes (Tiradentes/MG, 2020) e na Galeria do Largo – Espaço Mediações (Manaus/AM, 2020). Recebeu o 1º Prêmio Neusa Maria de Jornalismo (2020), o Prêmio Sebrae de Jornalismo – AM na categoria Texto (2024) e o Prêmio Megafone de Ativismo na categoria Reportagem de Mídia Independente (2025). De 2020 a 2022, participou do projeto de Treinamento no Jornalismo Independente e Investigativo da Amazônia Real.

DOE PARA A AMAZÔNIA REAL

Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.