×
Povos Indígenas

Seca permanece e isola TI Kwatá-Laranjal

Amazonia Real Por Nicoly Ambrosio Publicado em: 14/11/2023 às 10:27
Citações

“Em toda nossa existência nunca vimos uma seca extrema igual a essa, mas recordamos que o que nossos ancestrais alertavam que em nosso tempo a natureza iria mudar de tal maneira que íamos sofrer com essa mudança” - Estélio Munduruku, liderança indígena da aldeia Kwatá do rio Canumã.


“Quando está em período de seca normal, o igarapé fica seco mas as canoas ainda passam para fora. Mas essa seca deste ano foi muito forte, fechou a passagem totalmente e restaram só alguns pocinhos de água” - Elivane de Oliveira, indígena Munduruku e moradora da aldeia Jacaré


 

“Aqui a gente enfrenta problemas com a saúde, com o bem- estar social e com a educação. A gente não tem o apoio do governo” - Levi Paes, cacique da aldeia Jacaré

Local de Cobertura
Nicoly
Nicoly Ambrosio

É jornalista formada pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e fotógrafa independente residente na cidade de Manaus. Como repórter, escreve sobre violações de direitos humanos, conflitos no campo, povos indígenas, populações quilombolas, racismo ambiental, cultura, arte e direitos das mulheres, dos negros e da população LGBTQIAPN+. Já expôs trabalhos fotográficos no 10° Festival de Fotografia de Tiradentes (Tiradentes/MG, 2020) e Galeria do Largo - Espaço Mediações (Manaus/AM, 2020). De 2020 a 2022, participou do projeto de Treinamento no Jornalismo Independente e Investigativo da Amazônia Real.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.